Os alienígenas podem ser mais parecidos com nós do que imaginamos

Desenhos de alienígenas. Essas ilustrações representam diferentes níveis de complexidade adaptativa que podemos imaginar quando pensamos sobre os alienígenas. (A) Uma molécula replicativa simples, sem uma forma interessante aparente. Ela pode ou não sofrer evolução natural. (B) Uma entidade celular incrivelmente simples. Mesmo algo assim tão simples possui uma estrutura que a deixa suscetível a seleção natural. (C) Um alienígena com muitas partes intrincadas trabalhando juntas tem maior probabilidade de ter passado por algumas transições. Créditos: Universidade de Oxford.
Os filmes de Hollywood e a literatura de ficção científica alimentaram a ideia de que os alienígenas são criaturas monstruosas muito diferentes dos humanos. Mas uma nova pesquisa sugere que podemos ter mais em comum com nossos vizinhos extra-terrestres do que inicialmente pensávamos.

Em um novo estudo publicado no International Journal of Astrobiology cientistas da Universidade de Oxford mostraram pela primeira vez como a Teoria Evolucionária pode ser usada para suportar as previsões sobre alienígenas e entender melhor seu comportamento.. Eles mostraram que alienígenas são potencialmente formados pelos mesmos processos e mecanismos que os humanos, tal como a seleção natural.

A teoria suporta o argumento de que formas de vida extraterrestres se formam sob a seleção natural, e são como nós, evoluindo para se adaptar conforme o tempo.

Sam Levin, um pesquisador no Departamento de Zoologia de Oxford, disse: "Uma tarefa fundamental para os astrobiólogos (aqueles que estudam a vida no Cosmos) é pensar sobre como a vida extraterrestre deve parecer. Mas fazer previsões sobre os alienígenas é complicado. Nós possuímos apenas um exemplo de vida, a Terra, para se basear. Abordagens passadas no campo da astrobiologia têm sido largamente mecanicista, pegando o que nós vemos aqui na Terra, e o que sabemos sobre química, geologia e física para fazer predições sobre a vida extraterrestre.

"Em nosso artigo, oferecemos uma abordagem alternativa, que é usar a Teoria da Evolução para fazer previsões que são independentes dos detalhes terrestres. Essa é uma abordagem útil, pois previsões teóricas poderão ser aplicadas para formas de vida baseadas em silício, que não possuem DNA, e respiram nitrogênio, por exemplo.".

Usando essa ideia de seleção natural extraterrestre como cenário, a equipe abordou a seleção natural extraterrestre, e como a complexidade surge Universo afora.

Grandes transições no espaço: "O Octoácaro" (texto original: "The Octomite"). Um complexo alien que compreende uma hierarquia de entidades, onde cada nível menor de coleção de entidades criou interesses evolucionários de tal modo que conflitos entre eles foram efetivamente eliminados. Essas entidades se empenharam na divisão do trabalho, com várias partes especializadas em várias tarefas, de forma que as partes são mutuamente dependentes. Créditos: Universidade de Oxford.
A complexidade das espécies vem aumentando na Terra como resultado de inúmeros eventos, conhecidos como grandes transições. Essas transições ocorrem quando um grupo de organismos separados evoluem para um organismo mais complexo - quando as células se tornaram organismos multicelulares, por exemplo. Tanto a teoria quanto os dados empíricos sugerem que condições extremas são necessárias para as grandes transições ocorrerem.

O artigo também faz previsões específicas sobre a composição biológica de alienígenas complexos, e oferece um grau de percepção de como eles devem se parecer.

Sam Levin acrescenta: "Nós ainda não conseguimos dizer se os alienígenas conseguem andar em duas patas ou têm grandes olhos verdes. Mas nós acreditamos que a Teoria Evolucionária oferece uma ferramente adicional única para tentar entender como os alienígenas se parecem, e nós mostramos alguns tipos de fortes previsões que podemos fazer com ela."

"Através da previsão de que os alienígenas são suscetíveis às grandes transições - que é a forma como a complexidade surgiu nas espécies da Terra - podemos dizer que há um nível de previsibilidade para a evolução que irá fazê-los se parecer conosco."

"Como os humanos, nós prevemos que eles são feitos de uma hierarquia de entidades que cooperam para criar uma alienígena. A cada nível do organismo haverão mecanismos com a função de eliminar conflitos, manter a cooperação, e manter o organismo em funcionamento. Nós podemos também oferecer alguns exemplos de como esses mecanismos seriam."

"Há potencialmente centenas de milhares de planetas habitáveis somente na nossa galáxia. Nós não podemos dizer se estamos ou não sozinhos aqui na Terra, mas nós demos um pequeno passo para responder que, se não estamos sozinhos, como essas outras criaturas se parecem."

Fonte: Phys.org

Um comentário :