Mapa da matéria escura é criado


(Fonte: Climatologia Geográfica) Há um universo escondido lá fora, que se confunde com o universo o qual podemos ver. Este mundo secreto é feito de matéria escura: um tipo de partícula que tem massa, mas não podemos observar. Apesar disso, existem maneiras de detectá-la, e os cientistas começaram a usar esta técnica para mapear a parte oculta do nosso universo.


O mapa foi feito usando uma nova câmera com um campo de visão amplo no Telescópio Subaru, localizado no Havai. Ele é chamado Hyper Suprime-Cam e foi concluído o mapeamento de uma seção de 2,3 graus quadrados do universo, em torno da Constelação de Câncer. Ele revelou que existem nova grandes concentrações de matéria escura na região. Cada concentração tem uma massa enorme, comparável a de um aglomerado de galáxias.

Pode parecer um pouco louco para fazer o mapa de algo que não podemos sequer ver ou detectar, mas, felizmente, há uma maneira de inferir a existência de matéria escura. Surpreendentemente, os raios de luz são influenciados por essas regiões distorcidas de espaço e dobram seu caminho para seguir os contornos de espaço-tempo em torno de objetos maciços. Isso pode se sentir contra-intuitivo como a luz é tipicamente descrita como se move em linha reta. Essa previsão é interessante para experiências na Terra, porém a dobra de luas é predominante no espaço.

Quando olhamos para o céu, há borrões em galáxias ocasionais e inconsistências que podem ser vistos sobre o universo, como os da imagem abaixo.  Ao mapear os desvios desses lampejos de volta à sua fonte, os cientistas podem deduzir quando massa invisível seria responsável pelo desvio da luz. Esta matéria é a matéria escura.


Os primeiros resultados da câmera são promissores, a próxima etapa é fazer o mapa ampliado para ver a distribuição da matéria escura em mil graus quadrados do céu, um grande meta.

O mapa em si é uma ferramenta importante na busca de compreender a natureza da matéria escura e as propriedades da matéria escura. Há mapas de matéria escura que foram feitas no passado, mas este está apontando para um novo nível de detalhe.

Nenhum comentário