Exoplaneta próximo à Terra pode abrigar vida

(Fonte: Galeria do Meteorito) Um exoplaneta (planeta fora do Sistema Solar) capaz de suportar vida está apenas a poucos passos da Terra.

Uma equipe internacional de astrônomos descobriu um exoplaneta na zona habitável da estrela Gliese 832. A zona habitável é uma escala de distância em que um planeta deve estar em relação à sua estrela mãe para que possa existir água em estado líquido na sua superfície. O planeta conhecido como Gliese 832c, está situado a 16 anos-luz da Terra. Como perspectiva, a Via Láctea tem cerca de 100 mil anos-luz de largura, e a estrela mais próxima da Terra, A Proxima Centauri, está a 3,9 anos-luz de distância. Relativamente falando, esse novo planeta pode ser considerado um vizinho cósmico.

Gliese 832c é uma super-Terra, com pelo menos 5 vezes a massa do nosso planeta, e completa uma órbita ao redor da sua estrela mãe a cada 36 dias. Mesmo estando bem próximo de sua estrela mãe, o fato de ela ser uma anã vermelha, muito mais fria e escura do que o nosso Sol, faz com que Gliese 832c receba aproximadamente a mesma quantidade de energia do que a Terra, disseram os pesquisadores.


De fato, Gliese 832c é um dos três exoplanetas mais semelhantes à Terra já descobertos (e o mais próximo de todos), de acordo com uma métrica comumente usada, com um índice de similaridade de 0,81, sendo que essa métrica vai de 0 a 1. Traduzindo, Gliese 832c tem 80% de paridade com a Terra.

A descoberta de Gliese 832c se deu por conta de pequenas variações gravitacionais na sua estrela mãe causadas pelo planeta. Outro planeta, o Gliese 832b, também foi descoberto ao entorno desta estrela. Este segundo é um gigante gasoso que orbita a Gliese 832 em cerca de 9 anos terrestres.

Alguns pesquisadores acreditam que o planeta possa ser inóspito e sem vida, com uma atmosfera espessa, que o deixa escaldante como Vênus. Seria então um "Super-Vênus".

Nenhum comentário