Cidades flutuantes podem ser a solução para colonizar Vênus


(Fonte: Universo Racionalista) Ele é quente, a uma temperatura média escaldante de 460 ºC - cerca de 410 graus mais quentes que os desertos mais abafados da Terra. Sua atmosfera de dióxido de carbono é grossa e asfixiante, atada a venenosas nuvens de ácido sulfúrico, que estão acima de uma paisagem desértica ressecada, renovadas pelas erupções de vulcões irritados. Sem sombra de dúvida, o "irmão gêmeo do mal da Terra", Vênus, com o seu ambiente de alta pressão adicional - que tem um poder esmagador 100 vezes maior do que o da Terra - é hostil para a vida. O envio de astronautas para um mundo que pode cozinhá-los, esmagá-los e sufocá-los em poucos segundos e esperar pela sobrevivência é ambicioso para dizer o minimo.

No entanto, de acordo com alguns pesquisadores, onde há vontade, há caminho.. E, em um conceito onde a ciência e a ficção científica se encontram, Vênus pode ser o nosso próximo destino para a colonização. Esqueça a tentativa de ir para baixo e pousar na superfície ressequida, imprevisível. Esqueça tentar passar através da atmosfera asfixiante - há um novo conceito, e que surgiu diretamente das páginas de romances futuristas.


É claro que, em geral, Vênus é impróprio para habitação, mas cerca de 31 quilômetros acima da  superfície, uma história diferente é contada; a atmosfera de dióxido de carbono densa dá lugar a um ambiente semelhante ao nosso, uma vez que esfria entre 0 e 50 graus Celsius e com menos pressão. No entanto, como possíveis futuros moradores venusianos, nós poderíamos descartar nossos ternos pressurizados mas nós ainda não poderíamos vagar ao redor tão confortavelmente como fazemos aqui na Terra - o ar continua a ser tóxico para nós respirarmos e o ácido que desce com as chuvas para baixo causaria um desastre. No entanto, com um bom suprimento de ar e proteção certa, este é, aparentemente, um pequeno obstáculo para se superar.

Segundo um especialista envolvido, conseguindo esse feito com uma cidade inteira, do tamanho de Nova York, a flutuação pode parecer com uma grande façanha, mas com a simples premissa de flutuabilidade aquilo que poderia parecer como uma ideia distante pode realmente tornar-se viável. É só uma questão de encontrar algum tipo de gás de elevação, como o nitrogênio e o oxigênio que podem ser encontrados em nossa própria atmosfera. Quando o ar que respiramos reúne-se com o dióxido de carbono flutuante essa flutuação pode ocorrer, trazendo um poder de elevação de pouco mais da metade do hélio - que dá a balões de ar quente seu voo sem esforço. É aqui que as colônias têm imaginado cúpulas de ar respirável para levantar uma cidade fora do solo, com tanques de armazenamento de hidrogênio  e hélio, permitindo que o poder de elevação fique prontamente disponível para ser ajustado. Os problemas que uma colônia venusiana parece apresentar, à primeira vista, podem desaparecer gradualmente à medida que melhorarmos nossos voos.


Ainda um pouco mais longe, pendurados por cima das nuvens carregadas de dióxido de carbono, os painéis solares aproveitariam a luz solar refletida da espessa névoa atmosférica, proporcionando quase o dobro de energia do que a Terra pode oferecer acima da sua camada de nuvens. O vento todo poderoso de quase 95 milhas por hora - que segue com raiva ao redor de Vênus e fornece a este planeta a este planeta terrestre a sua chamada super-rotação - dá ainda mais poder para estas plataformas levitarem. Vênus pode ser o nosso próximo destino para a colonização. Esqueça a tentativa de ir para baixo e pousar na superfície ressequida, imprevisível. Esqueça tentar passar através da atmosfera asfixiante - há um novo conceito, e que surgiu diretamente das páginas de romances futuristas. Vênus pode ser hostil, mas com estes truques para evitar as suas hostilidades, por que não vamos para o segundo planeta a partir do Sol.

Nenhum comentário