O que são quasares, pulsares e magnetares?

Os corpos celestes recebem diversas denominações, as quais dependem de sua origem, composição, órbita, etc. Alguns desses objetos não têm uma definição de diferença muito bem estabelecida, uma vez que podem ser parecidos, ou terem semelhanças de uma forma ou de outra.

Vejamos a definição, com destaque para a diferença, entre magnetares, pulsares e quasares, que são alguns dos objetos mais extremos e desafiadores para a astrofísica.


Quasares



A palavra quasar vem da expressão "quasi-star" e seu significado aproximado é "pseudo-estrela" ou "falsa-estrela"; o nome se deve ao fato de que tais objetos parecem estrelas nas fotografias. Seu tamanho é quase ínfimo comparado a algumas galáxias (1 ano-luz), mas sua ejeção de raios-X e energia supera com facilidade muitas estrelas conhecidas e são quase 200 vezes mais luminosos do que galáxias comuns. 

Os quasares são alguns dos objetos mais distantes e antigos do Universo, e por isso são cruciais para o entendimento da evolução das galáxias e do Universo como um todo. Atualmente, os pesquisadores possuem boas convicções de que os quasares são núcleos ativos de galáxias, isto porque eles existem somente em galáxias que hospedam buracos negros supermassivos em seus centros (buracos negros que possuem até bilhões de vezes a massa do Sol!). Embora a luz não escape dos buracos negros, algumas formas de radiação podem ser emitidas dos discos de acreção que existem ao redor deles. Enquanto uma parte da poeira e gás que circundam o buraco negro são atraídos pela sua enorme força gravitacional, algumas dessas partículas são aceleradas a velocidades próximas à da luz. Essa partículas super aceleradas formam jatos brilhantes, e podem ser observadas por nós.

Pulsares


Numa explicação rápida, uma pulsar, ou estrela de nêutrons, é o núcleo remanescente de uma estrela após o estágio de supernova que tenta equilibrar sua massa contraindo-se a medida que o combustível necessário para a estrela continuar viva se esvai. Essa contração faz com que os elétrons e prótons se combinem dando origem a nêutrons. Seu tamanho não chega a algumas centenas de quilômetros e sua rotação é monstruosamente rápida, e os sinais chegam como sucessões regulares de pulsos com intervalos de 1s e com duração de 10 a 20 milissegundos. Esses sinais são emitidos através de jatos luminosos nos polos da estrela onde muitas ondas de raios-X são liberadas. Os nêutrons são impelidos para o núcleo do átomo formando gás neutrônio enquanto a parte externa da estrela continua sendo uma camada rígida de nêutrons.

Magnetares



Da mesma forma que os pulsares, os magnetares também são estrelas de nêutrons. Assim que a estrela colapsa e todos seus átomos são "espremidos" e convertidos num amontoado de nêutrons, a conservação de momento angular faz com que a estrela gire numa velocidade altíssima, emitindo pulsos de raios-X. Mas cerca de uma em dez estrela de nêutrons vira algo bem diferente e estranho: um magnetar. 

No caso dos magnetares, o campo magnético da estrela de nêutrons se torna incrivelmente intenso, e os astrônomos ainda não tem absoluta certeza do porquê deles serem tão diferentes dos pulsares. Uma ideia é que se a rotação, temperatura e campo magnético de uma estrela de nêutrons se combinarem da maneira certa, "ativa-se" um mecanismo que amplifica a intensidade do campo magnético por um fator de 100. 

Fontes:
  1. Space.com: https://www.space.com/17262-quasar-definition.html
  2. Phys.orghttps://phys.org/news/2016-08-magnetars.html

3 comentários :

  1. QUAL O SIGNIFICADO DA LETRA DEPOIS DO ANO DO ASTERÓIDE, POR EXEMPLO O PANSTAR É 2017S3, 2017 =E O ANO DO DESCOBRIMENTO E O S????? TEM O 2018QZ, O QUE É QZ? ( QUAZAR???) TEM A LISTA DESSAS LETTRAS E SIGNIFICADO??? GRATA

    ResponderExcluir
  2. Os astros revelam quem vai ser a estrela promissora nas eleições de 3022

    ResponderExcluir