Retrospectiva 2016

O ano de 2016 está acabando e decidi fazer uma retrospectiva com meus 5 fatos preferidos que marcaram este ano.

5-  Plumas de água em Europa




Em quinto lugar eu coloco a descoberta das plumas de água em Europa, lua de Júpiter. Na verdade esta descoberta se arrasta desde 2012, quando as primeiras observações utilizando o telescópio espacial Hubble que sugeriram que Europa poderia ter plumas de água foi feita, porém em 2016 o fenômeno foi confirmado. Em 10 trânsitos de Europa durante 15 meses, os astrônomos puderam detectar as plumas em 3 ocasiões. Já era levantada a hipótese de que Europa tem um imenso oceano protegido por uma camada de gelo com cerca de duas vezes mais água que os oceanos da Terra, com essa observação das plumas de vapor d´água que atingem até 200 km de extensão essa hipótese tomou um novo fôlego.

4-Fim da missão Rosetta



Essa histórica missão da Agência Espacial Europeia, ESA,  iniciou-se em 2004 quando foi lançada, viajou 8 bilhões de quilômetros e passou por 31 meses de hibernação antes de finalmente chegar no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko em Agosto de 2014. Realizou diversos experimentos, entre eles: soltar o módulo de pouso Philae em Novembro de 2014, descobrir a forma curiosa do cometa, composição, densidade, como a forma do cometa influencia suas estações, composição também dos gases expelidos pelo núcleo... foi a primeira sonda que entrou na órbita de um cometa e por lá permaneceu por 2 anos. Teve sua missão encerrada em 30 de Setembro de 2016 quando teve um "pouso controlado" no lóbulo menor do cometa e durante sua aproximação enviou fotos cada vez mais próximas do cometa.

3-Chegada da Juno em Júpiter




A Juno foi lançada em 5 de Agosto de 2011 e viajou quase 5 anos para chegar ao gigante gasoso do nosso sistema solar, em 5 de Julho de 2016 ás 00:53 hora de Brasília ela realizou as manobras de queima do motor  principal 645-Newton Leros-1b e entrou na órbita de Júpiter com sucesso. Programada para realizar 37 órbitas ao redor de Júpiter e finalizar sua missão em Fevereiro de 2018 quando "mergulhará" no planeta. Os objetivos dessa missão é mapear a estrutura profunda de Júpiter (para responder as questões sobre o núcleo do planeta), determinar quanto de água existe na atmosfera de Júpiter, explorar o seu poderoso campo magnético e como as auroras são geradas nos polos do planeta...

2- O avanço nos estudos de exoplanetas



Em Janeiro deste ano o telescópio espacial Kepler anunciou 1.284 novos exoplanetas, dos quais seis tem um tamanho aproximado ao da Terra. Este telescópio da NASA monitora mais de 150.000 estrelas de forma contínua e já ofereceu mais de 4.000 candidatos para serem exoplanetas. Este telescópio é o principal instrumento utilizado na caçada de exoplanetas utilizando principalmente o método de trânsito. Nos últimos anos com ajuda do desenvolvimento tecnológico o estudo e descoberta de exoplanetas vem sendo aprimorados e a busca pela Terra 2.0 continua.

1- Ondas Gravitacionais




Sem dúvidas, a notícia da detecção das ondas gravitacionais em Fevereiro de 2016 pelo LIGO foi uma das maiores notícias do ano. Duas detecções foram feitas esse ano, ambas vindas da colisão de dois buracos negros. A primeira detecção ocorreu em Setembro de 2015 e foi confirmada em Fevereiro de 2016, ocorreu da colisão de dois buracos negros com massas de  36 a 29 massas solares localizados a 1.3 bilhões de anos-luz de distância, nesse processo de fusão o buraco negro resultante tem 62 massas solares e 3 massas solares foram convertidas em energia de ondas gravitacionais. A segunda detecção ocorreu em 25 e 26 de Dezembro de 2015 e foi confirmada em Junho de 2016, ocorreu também da colisão de dois buracos negros com massas de 8 a 14 massas solares localizados a 1.4 bilhões de anos-luz de distância, nesse processo de fusão o buraco negro resultante tem 21 massas solares e 1 massa solar foi convertida em energia de ondas gravitacionais.


E esse foi meu top 5 de fatos que marcaram a astronomia em 2016!

Nenhum comentário