25 anos do Telescópio Espacial Hubble

Comemorou-se nessa sexta-feira (24 de abril) o 25º aniversário do Telescópio Espacial Hubble, o mais moderno e importante Telescópio já criado. 

Esse telescópio já nos proporcionou imagens incríveis com suas potentes lentes que alcançam distâncias enormes com detalhes mínimos. 

Um dos principais objetivos da construção telescópio foi capturar imagens que ajudassem-nos a estudar sobre o ciclo de vida de uma estrela. Por ele operar acima da interferência da atmosfera terrestre, esperava-se que ele iria conseguir fotografar um passado mais distante. E claro, o objetivo foi alcançado, aliás, o Hubble superou todas as expectativas, não esperava-se que ele iria durar tanto tempo.

Após 50 anos de esforço desenvolvendo o telescópio, quase que tudo foi par água abaixo. Descobriu-se logo que ele tinha um problema de construção no espelho de 2,4 metros de diâmetro. Lentes corretivas, instaladas por astronautas durante uma caminhada espacial, resolveram o problema em 1993, a primeira de cinco manutenções realizadas por equipes do ônibus espacial.

A Nasa espera manter Hubble em operação até 2020, quando será substituído pelo seus sucessor, o Telescópio Espacial James Webb, que será lançado em 2018.

Nenhum comentário