Via Láctea - Informações gerais

Como você provavelmente já deve de saber, a Via Láctea é a Galáxia a qual nós pertencemos. 

Galáxia: um gigantesco sistema formado por milhões, bilhões ou trilhões de estrelas e outros corpos celestes, que permanecem ligados entre si devido às interações gravitacionais.

A Via Láctea é uma galáxia espiral barrada (SBb), isto é, possui um núcleo, seguido por uma barra e grandes braços espirais de poeira cósmica proeminentes desta barra (observa a figura no topo). No bojo central, a Via Láctea possui uma grande quantidade de estrelas, e, no seu centro, existe um buraco negro supermassivo.

Estima-se que a Via Láctea possua cerca de 13 bilhões de anos, e vêm sendo transformada até os dias atuais.

Seu diâmetro estimado é de 100 000 anos luz, embora que alguns dados mais recentes aparentemente mostram que esse tamanho pode ser 50% maior.

Existem cerca de 200 a 400 bilhões de estrelas na nossa galáxia, e sua massa é de mais de 1 trilhão e 750 bilhões de massas solares, entretanto, cálculos feitos a partir da dinâmica de rotação da Via Láctea sugerem que sua massa é muito maior, indicando assim a presença de uma matéria desconhecida denominada de Matéria Escura.

Sua nomenclatura é proveniente dos gregos, que se referiam a essa imensa nuvem de poeira como "O Caminho do Leite", embora que outros povos usassem outros nomes.


Pode-se visualizar uma pálida mancha branca no céu a noite, a parte central da Via Láctea. Essa visualização vem sendo comprometida devido a poluição luminosa. Telescópios super potentes são projetados para fazerem uma observação mais detalhada do bojo da Galáxia, mas, devido ao excesso de poeira nessa região, não consegue-se muita nitidez. Vale lembrar que não é possível fazer uma fotografia da Galáxia como um todo, pelo fato de estarmos no interior dela.

O Sistema Solar pertence ao braço de Órion, na periferia da Galáxia, a cerca de 27 mil anos-luz do seu centro.


A via Láctea possui pequenas galáxias menores ao seu entorno chamadas de galáxias satélite. A mais próxima delas é Ana de Canis Major. Até o momento foram descobertas 14 delas. Essas galáxias satélite são muito pequenas e difusas, dificultando sua visualização.

Informações em resumo:
  • Classificação: Galáxia espiral barrada (SBb)
  • Localização: Grupo local
  • Diâmetro: Aproximadamente 100 mil anos-luz
  • Espessura: 1000 a 3000 anos-luz.
  • Massa aproximada: 10¹² massa solares.
  • Quantidade de estrelas: 200 a 400 bilhões
  • Período de translação do Sol ao redor do centro da Galáxia: Aproximadamente 225 milhões de anos
  • Inclinação no plano galáctico: 60º
  • Idade estimada: 13 bilhões de anos
  • Braços espirais: 4
  • Galáxias satélite: 14 descobertas até o momento

2 comentários :