Cometa Catalina estará visível no céu neste Réveillon


Antes de sabermos a verdadeira natureza dos cometas, eles eram vistos como símbolos de desgraças e catástrofes. Bastava um belo cometa ser visto nos céus que todos imaginavam se tratar de um mau presságio. Felizmente, agora entendemos a verdadeira natureza dos cometas, e sua exuberância é (muito) bem vinda nos céus!

Por sua vez, o cometa Catalina (formalmente conhecido como C/2013 US10 - Catalina), é o mais recente visitante cometário, cuja aparição deve surpreender observadores do céu, que já estão ansiosos para vislumbrar o cometa que deve nos acompanhar durante a virada do ano!


Como o próprio nome sugere, cometa C/2013 US10 (Catalina) foi descoberto pelo Catalina Sky Survey, em outubro de 2013, quando seu brilho estava cerca de um milhão de vezes mais fraco do que os nossos olhos conseguem enxergar a olho nu.

Desde sua descoberta, o cometa foi indo em direção ao Sol, atingindo velocidade de mais de 165.000 quilômetros por hora. Ele fez sua maior aproximação do Sol no dia 15 de novembro, e agora está se dirigindo de volta  para fora do Sistema Solar interno, e durante sua jornada de despedida, ele promete um show nos céus.


O Cometa Catalina fará sua máxima aproximação com a Terra no dia 17 de janeiro de 2016, quando ele chegará a 110 milhões de quilômetros do nosso planeta. Isso pode soar próximo em escalas astronômicas, mas ele estará a cerca de 280 vezes mais distante de nós do que a Lua.

E durante o Réveillon, você pode facilmente encontrar o cometa Catalina nos céus. Você poderá fazer a noite da virada ficar ainda mais especial, e começar o ano de 2016 observando um belo cometa nos céus. Observadores tanto do Hemisfério Norte quanto do Hemisfério Sul poderão ver o cometa Catalina, porém, quanto mais ao norte estiver o observador, mais alto ele estará no céu, facilitando o avistamento.


Quando os fogos começarem a iluminar os céus, lembre-se que existe algo mais raro para ser visto. Antes do amanhecer do dia 1º de janeiro, localize a estrela Arcturus, que é a estrela vermelha brilhante na constelação de Bootes (Boieiro). Depois de ter encontrado Arcturus, escaneie a área ao redor utilizando binóculos, e logo você poderá encontrar o brilho e talvez a bela cauda do Cometa Catalina.

Se você tiver uma câmera que permita fotografias de longa exposição, qualquer coisa entre 10 e 20 segundos já deve ser suficiente para registrar o belo astro no céu! Uma ótima maneira de começar o ano de 2016!

Qual será o próximo cometa visível a olho nu no céu?

O próximo cometa que pode ser visto a olho nu (além de ser muito fácil de ser identificado), é o Cometa 46/P Wirtanen, que deve aparecer como um presente no fim de 2018!

Embora o cometa 46/P Wirtanen deva chegar a magnitude 3 ou 4, há sempre a possibilidade de um novo cometa ser descoberto e se tornar visível a olho nu, como um belo espetáculo celestial.

Enquanto isso, o cometa C/2013 US10 (Catalina) deve ser o nosso grande presente de fim de ano de 2015. A trajetória desse visitante da nuvem de Oort sugere que ele será ejetado do Sistema Solar interior, e não deverá voltar nos próximos milhões de anos...

Fonte: Galeria do Meteorito

Nenhum comentário