Qual foi a origem da água na Terra?
A origem da água na superfície da Terra, bem como o fato do nosso planeta ser o que possui mais água dentre todos os planetas rochosos do Sistema Solar, são dois mistérios de longa data. Há algum tempo, acreditava-se que o nosso planeta havia se formado sem líquidos, há cerca de 4,6 bilhões de anos atrás. Segundo essa teoria, a água foi trazida ao nosso mundo graças aos cometas, protoplanetas (planetas em formação), objetos trans-netunianos e outros corpos dos confins do Sistema Solar, além de uma ajudinha do Sol.
No entanto, uma pesquisa mais recente, realizada pelo Instituto de Oceanografia Woods Hole, em Massachussets, os oceanos existem em nosso planeta há cerca de 4,6 bilhões de anos, quando todos os planetas do Sistema Solar interior estavam se formando. Essa conclusão foi alcançada ao verificar que meteoritos carbonáceos (os mais antigo do Sistema Solar) tinham a mesma química que alguns corpos antigos, como o asteroide Vesta, o que inclui a presença de água em sua composição.
Estes meteoritos são datados da mesma época em que a água poderia ter se formado na Terra (cerca de 11 milhões de anos após a formação do Sistema Solar). Em suma, tudo indica que os meteoritos depositaram água nos primeiros dias da Terra.
Apesar de não ter sido descartada a possibilidade de que água também tenha vindo de cometas, estes resultados mostram que assim como a água, a vida na Terra pode ser ainda mais antiga do que acreditamos.
Outro fator que também deve ser considerado são os ventos solares. Há pouco tempo, foi anunciada a descoberta de que os ventos solares também são capazes de produzir água, porém, ainda não se sabe qual o volume de água da Terra tem origem nos ventos solares. O que se sabe é que o fluxo contínuo de partículas carregadas do Sol, o vento solar, pode ser responsável por grande parte da água do nosso planeta.
Fonte: Galeria do Meteorito
Deixe um comentário