Como seria ver os planetas de perto a olho nu?

Saturno
O filme A Árvore da Vida, de 2011, tem cenas incríveis que mostram o surgimento do Universo, a formação da Via Láctea e do Sistema Solar. É simplesmente deslumbrante. O diretor Terrence Malick chamou o artista Michael Benson especialmente para criá-las. Benson trabalha na intersecção entre arte e ciência, desenvolvendo imagens e vídeos envolvendo os temas. A exposição "Otherworlds: Vision of Our Solar System (Outros Mundos: Visões do Nosso Sistema Solar) é o trabalho mais recente do artista, no qual ele utilizou dados, informações e cerca de 77 fotos da NASA e da Agência Espacial Europeia para formar as representações mais próximas do Sistema Solar visto a olho nu.

A principal preocupação do artista é em relação às cores dos planetas. Como explica a Wired, as câmeras utilizadas por sondas como a New Horizons e a Cassini captam imagens usando filtros que isolam diferentes frequências de onda nos espectros eletromagnéticos. Alguns, como o vermelho e o azul, por exemplo, captam a luz da forma que o olho humano poeria ver. Já outros, como o ultravioleta e o infravermelho captam a luz de forma que o olho não consegue ver.


As imagens voltam para a Terra em preto e branco, e só depois são coloridas digitalmente. O problema é que nem sempre fica claro se as cores obtidas nos resultados são reais ou falsas. Por vezes, podem até ser uma mistura das duas. "Quando a NASA divulga imagens que estão com 'cores falsas' porque ela mostra algo interessante sobre a atmosfera, eu sempre fico meio incomodado", diz Benson. "Aquilo que as pessoas veem não é a real aparência do planeta".

O processo de Benson funciona da seguinte maneira: ele faz o download de centenas de imagens em seu computador e começa a trabalhar com os filtros visíveis (vermelho, verde e azul) delas no Photoshop. Como as imagens geralmente são captadas de diferentes ângulos, o artista une todas elas para a composição final. Veja abaixo algumas imagens criadas pelo artista:

Urano e seus anéis

Na sombra de Plutão

Júpiter e sua lua Ganímedes

Mimas e os anéis de Saturno

A gelada lua Encélado, de Saturno

Nosso lar, Terra, de um ângulo diferente

Marte

Panorama de Saturno

Novamente o senhor dos anéis, Saturno
Fonte: Revista Galileu

Nenhum comentário