6 curiosidades e fatos que mostram o quão incríveis são os buracos negros


Uma das coisas mais fascinantes e intrigantes que existem no Universo são os buracos negros. Por mais que a gente tente, pode ser difícil entender seus conceitos, afinal, sua física não faz parte da nossa realidade... e coisas tão colossais quanto os buracos negros podem ser um pouco inimagináveis para nós. Por isso, separamos alguns fatos curiosos sobre os buracos negros que irão provavelmente clarear um pouco o nosso entendimento sobre esses corpos extremos do Universo.

Confira!

1 - Poder gravitacional ao extremo


Este é um fato básico sobre os buracos negros, que são corpos cuja gravidade é tão grande que ocorreu a dilatação do espaço-tempo, ou seja, o tempo pára em seu horizonte de eventos (proximidade do buraco negro). Para entender melhor, todo planeta, satélite, estrela, cometa, ou seja, todo corpo no espaço possui um poder gravitacional, e essa gravidade é o que atrai os corpos menores. Todo corpo também possui uma velocidade de escape, que é a velocidade mínima que deve ser atingida para que um objeto possa escapar desse poder gravitacional. Aqui na Terra, por exemplo, todas as vezes em que um foguete é lançado para o espaço, ele deve ultrapassar a velocidade de escape, caso contrário, ele não conseguirá sair daqui. A velocidade de escape do planeta Terra é de 11,2 km/s, ou cerca de 40.320 km/h. Os buracos negros, por sua vez, também têm gravidade, mas como sua massa é altamente comprimida e muito densa, sua velocidade de escape é tão absurda que acaba sendo maior que a velocidade da luz, ou seja, NADA, até onde sabe, pode escapar de um buraco negro, nem mesmo a luz.

2- Tamanho sem limites, mas com uma regra


Um buraco negro pode ter qualquer tamanho. Seu tamanho e massa estão diretamente relacionados, ou seja, quanto maior for sua massa, maior espaço ele ocupa. O raio de Schwarzschild (o raio do horizonte de eventos do buraco negro) e a massa são diretamente proporcionais um ao outro. Portanto, se um buraco negro pesa dez vezes mais do que o outro, o seu raio é dez vezes maior também. Por exemplo, um buraco negro com a massa do nosso Sol, por exemplo, teria um raio de apenas 3 km, e um buraco negro típico, de 10 massas solares, teriam um raio de 30 km, e assim por diante.

3- O buraco negro mais próximo


O buraco negro mais próximo está localizado em um dos braços da Via Láctea, e fica a 1.600 anos-luz de distância, o que significa que se tivéssemos uma espaçonave que viajasse na velocidade da luz, levaria 1.600 anos para chegar lá.

4- Eles não podem sugar tudo no Universo


Nada pode sair deles, mas nem tudo é sugado por eles. Esse é um dos fatos mais interessante sobre os buracos negros. Eles não podem sugar toda a matéria do Universo, porque todo horizonte de eventos tem seu próprio horizonte de eventos, assim como o campo gravitacional de um planeta. Se a matéria não está no seu horizonte de eventos ela nunca será sugada por ele.

5- O buraco negro central da Via Láctea


No centro da nossa galáxia existe um buraco negro supemassivo, chamado de Sagittarius A. Ele pesa cerca de 4 milhões de massas solares, mas felizmente não há razão para se preocupar. Esse buraco negro supermassivo está a 30 mil anos-luz de distância.

6- Eles podem evaporar


Muitos físicos teóricos acreditam que os buracos negros podem simplesmente evaporar. Mas como assim? Segundo Stephen Hawking, os buracos negros são são inteiramente negros, afinal, eles emitem radiação. A energia que produz essa radiação vem a partir da massa do buraco negro, e à medida que essa radiação é emitida, o buraco negro perde massa. Os buracos negros emitem mais radiação enquanto eles encolhem, e com isso, ela evaporaria mais rapidamente enquanto perde seu tamanho, com um efeito "bola de neve", mas ao contrário.


Fonte: Galeria do Meteorito

Nenhum comentário