Nova teoria sobre origem do cinturão de asteroides

Related image
O Cinturão de Asteroides pode ter sido um lugar vazio que foi sendo preenchido por objetos vindos de todo o Sistema Solar. Fonte da imagem: JPL Space Images/ NASA.
Uma dupla de pesquisadores da Université de Bordeaux (Universidade de Bordeaux - França) propuseram uma nova teoria para explicar a origem do cinturão de asteroides. No seu artigo publicado no Science Advances, Sean Raymond e Andre Izidoro descrevem sua teoria e o que eles acharam quando tentaram modelá-la.

O Cinturão de Asteroides (às vezes referido como o "principal cinturão de asteroides") orbita ao redor de Marte e Júpiter. Ele consiste em asteroides e planetas menores formando um disco ao redor do Sol. Ele também funciona como um tipo de divisão entre os planetas rochosos, interiores, e os gasosos, exteriores. A teoria corrente sugere que o cinturão fora uma vez muito mais densamente populoso, mas a força gravitacional de Júpiter arrancou aproximadamente 99% do seu material para outras partes do Sistema Solar. Os astrônomos também assumem que a gravidade de Júpiter impediu que o cinturão coalescesse para formar planetas maiores. Nessa nova investida, os pesquisadores propõem uma explicação totalmente diferente acerca da origem do Cinturão de Asteroides - sugerindo que o cinturão tenha iniciado como um espaço vazio e foi subsequentemente sendo preenchido por material jogado pelos planetas interiores e exteriores.

Os pesquisadores notaram que os asteroides mais próximos aos planetas rochosos (chamados de asteroides tipo-S) tendem a conter silicatos, similarmente aos planetas interiores. Por contreste, asteroides no cinturão próximos aos gigantes gasosos (chamados asteroides tipo-C) tendem a conter mais carbono, fazendo-os mais parecidos com os planetas exteriores. Isso, os pesquisadores notaram, sugere que os asteroides na verdade vieram dos planetas assim que eles eram formados - material em excesso era essencialmente arremessado no Cinturão de Asteroides, onde eles permanecem atualmente.

Para testar sua teoria, os pesquisadores criaram um modelo imitando o nascente Sistema Solar, no qual o Cinturão de Asteroides começava vazio. Botando o modelo pra funcionar, eles relataram e mostraram que é possível que o material dos outros planetas poderiam ter criado seu caminho para o cinturão, resultando no disco observado hoje. Eles planejam continuar sua pesquisa para ver se conseguem encontrar mais evidências para sua teoria, ou para a versão convencional.

Fonte: Phys.org

Nenhum comentário