Qual a verdadeira cor do Sol?


O título desta postagem parece absurdo. "Como assim qual é a cor do Sol? É amarelo, claro!". Bom, as vezes até o mais óbvio pode vir a te enganar, como veremos a seguir...

Não podemos descobrir qual é a verdadeira cor do Sol a olho nu, o que é muito perigoso, e até não podemos confiar nas cores que a atmosfera dá ao Sol. Se você pudesse viajar para o espaço e ver qual é a real cor do Sol sem ficar cego, descobriria que ele é branco!

Temos a impressão de que o Sol é amarelo devido à atmosfera
(Fonte: Mistérios do Universo) Usando um prisma, você pode ver como a luz solar é dividida no espectro das cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. Quando você misturar todas essas cores, vai chegar no branco (lembrando que estamos nos referindo à luz e não a pigmentos de tinta). Se olharmos em tudo os fótons entrando, nossa estrela realmente está enviando mais fótons da parte verde do espectro!

A maioria dos fótons na parte final do espectro - nas cores índigo, azul e violeta - estão mais propensos a serem espalhados, enquanto os que estão na extremidade superior do espectro - vermelho, laranja e amarelo - são menos propensos a se espalhar.

Quando o Sol está perto do horizonte, haverá uma maior distorção da atmosfera da Terra, embora mais fótons azuis se dispersem, fazendo com que o Sol pareça vermelho. Quando há fumaça e poluição no ar, realça-se o efeito, e ele ficará ainda mais vermelho. Se o Sol estiver no alto do céu, onde existe uma mínima interferência atmosférica, ele aparecerá mais azul. 

Estão tão familiarizados com o Sol sendo amarelo-laranja, que os astrônomos artificialmente mudaram a cor de suas imagens para o observar mais amarelado. Mas, na verdade, o Sol se parece mais com uma bola branca - especialmente quando você está no espaço.

Curiosamente, a cor do Sol é muito importante para os astrônomos. Eles usam uma técnica chamada espectroscopia para esticar o espectro da luz proveniente de uma estrela. Linhas escuras nesse espectro mostram do que exatamente o astro é feito (esta linha significa uma maior concentração de uma determina faixa da luz, e assim, podemos saber de quais elementos o astro efeito, uma vez que eles emitem numa determina faixa do espectro). Você poderá saber se a estrela tem grandes quantidades de metais, ou se são feitas na sua maioria de hidrogênio e hélio, elementos que foram criados no Big Bang e são os principais combustíveis para produção de energia nas estrelas.

A cor do Sol
Esta cor também informa a temperatura da estrela. Estrelas mais frias são na verdade mais vermelhas. Betelgeuse tem apenas 3500 Kelvin (1 Kelvin equivale a 273 graus Celsius negativos). Estrelas mais quentes, como Rigel, podem chegar a 10 mil Kelvin, e elas parecem azuis. Enquanto isso, nosso Sol tem uma temperatura de 5800 Kelvin, e, quando visto de fora do Sistema, mostra-se totalmente branco.

Um comentário :