Ouça o som de antigas estrelas da Via Láctea


Pela primeira vez, cientistas conseguiram registrar em áudio o som de um grupo de estrelas de mais de 13 bilhões de anos, da Via Láctea. A "música" é o registro da ressonância do som "preso" dentro das estrelas. Obviamente, nenhum humano seria capaz de ouvi-la na frequência natural, por isso os cientistas aceleraram a gravação e o resultado é este que você ouve abaixo.

Além de curioso, a canção cósmica também tem valor científico, já que os cientistas conseguem captar também informações sobre a massa e a idade de cada estrela. Diferente da luz, o som não consegue viajar através do vácuo do espaço. Sim, as explosões que você ouve em Star Wars são pura ficção. Porém, os cientistas consegue captar frequência de áudio através de uma técnica conhecida como asterosismologia. Ela mede a oscilação no brilho de estrelas distantes. E essas oscilações são convertidas em áudio.


Quem recolheu as informações musicais foi uma equipe de pesquisadores liderados pela cientista Andrea Miglio, da Universidade de Birmingham, na Inglaterra. Eles usaram dados coletados pela sonda Kepler, da NASA. "As estrelas que estamos estudando são fósseis vivos da era em que nossa galáxia foi formada, esperamos agora poder descobrir os segredos de como as galáxias espirais, como a nossa, foram formadas e como se desenvolveram", afirmou Miglio ao site EurekAlert.

Nenhum comentário