Objeto desconhecido próximo ao centro da Via Láctea é avistado


Um objeto misterioso tem deixado os astrônomos com "a pulga atrás da orelha", e o que os deixa ainda mais intrigado é que o caso não deverá de ser resolvido tão brevemente...

Em mais uma reviravolta de proporções (literalmente) astronômicas, os cientistas identificaram o que parece ser uma nuvem de gás orbitando muito próximo ao buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea. E essa nuvem de gás pode ser apenas uma entre várias nuvens misteriosas que são sugadas frequentemente pelo buraco negro central.


O objetor recém-descoberto foi apelidado de G1. Um objeto conhecido como G2 tem sido notícia por mais de um ano, desde que os astrônomos do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre, na Alemanha, disseram se tratar de uma nuvem de gás.

Se esse objeto misterioso realmente for uma nuvem de gás, ela deve perder muita massa para o buraco negro supermassivo, conhecido como Sagittarius A*, ou Sgr A*


Este "amontoado de gás" já foi observado antes. Assim como G2, o novo objeto identificado como G1 também pode ser uma nuvem de gás, e não uma estrela, de acordo com os cientistas.

Em seu mais novo trabalho, o grupo Max Planck oferece um modelo de computador que conta a história de G1, que é quase idêntico ao G2 observado anteriormente. O modelo mostra, por exemplo, que o objeto G1 desacelerou em sua abordagem mais próxima do buraco negro.

"De acordo com os modelos de computador, os objetos G1 e G2 fazem parte do mesmo grupo de gás", comenta Stefan Gillessen, co-autor do novo estudo.

Nenhum comentário