Água em Marte

Fonte: Wikipedia
Parece estranho pensar, mas sim, Marte tem, e já teve água!

Existem provas diretas da presença de água sobre e sob a superfície do planeta, como calotas, leitos, canais, dados de espectroscopia, erosão e minerais propícios. Comparações feitas entre Terra e Marte também ajudam nessa detecção. Foram divulgadas também a descoberta de fluxos de água quente nas encostas de Marte. 


Atualmente a água em Marte é muito menos abundante do que na Terra, mas, no entanto, e encontra-se nos seus três estados. A água em estado sólido existe em algumas calotas nos polos e em permafrosts, uma pequena quantidade de água líquida (como já citado anteriormente), e um escassa presença de vapor d'água na fina atmosfera de Marte.

As condições atuais de Marte não favorecem muito a presença de água no estado líquido em sua superfície. Com a baixa pressão e temperatura, a água passa ao rápido congelamento e à sublimação. No passado isto poderia ter sido diferente. 

Fonte: UOL
A existência de água líquida na superfície de Marte ainda é uma questão a ser tratada, uma vez que não se tem muitas observações de que isso realmente aconteça.

O robô Curiosity está estudando o planeta há alguns anos e vem mostrando indícios de perclorato de sódio no solo do planeta. Esse tipo de sal ajuda a água a permanecer no estado líquido, pois ele é muito absorvente. A água que se condensa na atmosfera durante a noite cai na superfície em forma de garoa, porém, com a baixa temperatura ela logo congela. Esse sal pode fazer com que essa água se mantenha líquida. 

Além disso a Curiosity enviou imagens que mostram sedimentos depositados num passado distante por algum curso de água, na região do Monte Sharp. Se isso for confirmado, provar-se-á que aquele lugar já foi um lago no passado. 

Há algum tempo a Nasa divulgou informações de que metade do hemisfério norte de Marte já era um Oceano com profundidade média de 1600 metros. Esse oceano você pode observar na imagem do topo. No entanto, 87% dessa água capaz de fazer com a vida viesse a surgir no planeta foi perdida no espaço.

Uma teoria é a de que Marte perdeu seu campo magnético que protegia a superfície de receber o impacto de partículas de alta energia enviadas pelo Sol, e , com a ausência dessa "capa", os prótons simplesmente destruíram a atmosfera marciana. 

Mesmo que a água na superfície de Marte seja encontrada, a possibilidade da existência de vida, mesmo de micro-organismos é muito baixa, até por que o solo marciano é um ambiente hostil e seco, além da baixa temperatura e da radiação cósmica que penetra até um metro abaixo da superfície.

Nenhum comentário