Quarteto de quasares intriga astrônomos

Fonte: O Globo
Astrônomos internacionais encontraram no céu um quarteto de quasares nunca antes visto. Essa descoberta pode fazer com que a astronomia reveja seus conceitos sobre a evolução das grandes estruturas do Universo.


Os quasares são corpos celestes muito antigos e raros, e a descoberta de 4 deles tão próximos uns dos outros é uma possibilidade em 10 milhões. Eles estão localizados a 10 bilhões de anos-luz de nós, isto é, se formaram a menos de 4 bilhões de anos depois do Big Bang. Os quasares constituem uma pequena fase da vida de uma galáxia, quando o seu núcleo ainda está ativo, e normalmente são vistos a centenas de milhões de anos-luz de distância entre si.

Uma explicação para a existência desse quarteto, segundo os astrônomos que o observaram a partir do telescópio Keck, no Havaí, é que os quasares da imagem estão rodeados por uma gigantesca e fria nuvem de hidrogênio, o qual brilha por conta das emissões provenientes dos quasares. Além disso, os quasares estão em uma parte do céu que parece conter muito mais matéria do que no restante dele, tendo-se mais galáxias neste local do que se espera. 

Cientistas estão tendo de toda forma explicar essa sorte imensa que tiveram para encontrar o quarteto. Segundo eles, para encontrar quatro quasares dessa forma, ou você é muito sortudo, ou precisa rever seus conceitos e teorias. 

O processo físico que pode ter levado à formação dos quasares pode ter sido o encontro de galáxias em um aglomerado repleto delas, as quais se fundiram, de forma a alimentar os buracos negros presentes em seus núcleos. A nebulosa encontrada no local também ajuda na explicação, já que ela mostra que no local existe uma enorme quantidade de gás frio e denso, embora que a presença de nebulosas ao redor dessas galáxias ancestrais é totalmente inesperada, uma vez que seriam necessários gases quentes (a cerca de 10 milhões de graus) para formar essas estruturas.

Nenhum comentário