Sonda Voyager 1
A Sonda Voyager 1 foi lançada pelos norte americanos ao espaço com o intuito de primeiramente estudar os planetas Júpiter e Saturno e, posteriormente, o espaço interestelar.
Ela está em operação há 38 anos, desde 1977, ainda mandando informações para o planeta Terra, sendo movida por um pequeno reator nuclear. Atualmente ela está fora do Sistema Solar, informação que foi confirmada em 2013. Ela é a primeira nave a chegar no espaço interestelar, e uma das mais importantes sondas criadas até hoje pelo homem.
Ela foi enviada ao espaço aproveitando a posição dos quatro gigantes gasosos do Sistema Solar, os quais estavam alinhados, de modo que foi possível aproveitar o impulso dado por suas gravidades, para assim seguir sua viajem mais além.
A sonda fez sobrevoos sobe os quatro planetas externos do Sistema Solar, e os estudos feitos desses planetas, o que inclui milhares de imagens, descobertas de satélites e sensoriamentos, são os melhores dados que temos dos mesmos até os dias atuais.
O mais curioso de tudo é que a sonda possui consigo um disco dourado, com sua respectiva agulha, também revestida em ouro, o qual possui informações, imagens e sons do nosso planeta, juntamente com instruções para que as eventuais civilizações extra-solares que encontrarem a nave consigam um modo de ler, ver e ouvir os dados presentes no disco. As informações no disco mostram imagens do nosso planeta, sua natureza, máquinas construídas pelo ser humano, monumentos, emoções, equações e leia físicas, músicas, além de instruções de como nos encontrar. Segundo a lógica de Carl Sagan, se a civilização que encontrar o disco for capaz de tal feito, então será moleza para ela decifrar os dados no disco.
Deixe um comentário