Último rasante da sonda Cassini sobre a lua saturnina Hipérion


A sonda Cassini da NASA fez o seu último voo rasante na grande e irregular lua de Saturno, a Hipérion, em busca de novas informações sobre ela.

A nave espacial que orbita Saturno, passou a cerca de 34 mil km de Hipérion. Conforme foi dito pelos controladores da missão, as imagens foram disponibilizadas menos de 48 horas após seu último encontro.


O satélite Hipérion é um corpo caótico, com cerca de 270 km de diâmetro, com rotação irregular e imprevisível. Devido as suas características pouco familiares, é um desafio conseguir se aproximar de uma região específica da lua, e a maioria das outras aproximações anteriores que Cassini fez com Hipérion, ela observou praticamente o mesmo lado escapado da lua.

Segundo os cientistas da missão Cassini, a aparência esponjosa incomum de Hipérion se deve ao fato da lua ter uma densidade extremamente baixa considerando seu grande tamanho, com um fraco poder gravitacional, o que torna Hipérion bastante porosa. Por ter uma densidade de aproximadamente metade da densidade da água, os objetos cósmicos que colidem com a lua tendem a pressionar sua superfície, ao invés de escavá-la, e o material soprado para fora nunca retorna.


O sobrevoo mais próximo que a Cassini já fez com Hipérion foi no dia 26 de setembro de 2005, quando chegou a uma distância de apenas 505 km de sua superfície! (Imagem no topo). Hipérion é a oitava maior lua de Saturno (sendo a maior de todas as irregulares), e possui uma órbita excêntrica, próxima da órbita de Titã.

Neste mês de outubro de 2015, a sonda Cassini fará dois voos rasantes na lua Enceladus, com seus jatos de gelo, chegando tão próximo quanto 48 quilômetros na passagem final.


No final de 2015, a sonda irá novamente para o plano equatorial de Saturno, onda os sobrevoos com suas luas acontecem mais frequentemente iniciando uma escala ousada em seu último ano de missão.

Em seu "Grand Finale", Cassini irá passar repetidamente pelos anéis de Saturno, e quem sabe, conseguir informações importantes sobre os elementos que formam os incríveis anéis... e claro, obter imagens a partir de um ponto de vista fantástico!

Fonte: Galeria do Meteorito.

Nenhum comentário