Como seria a nosso visão dos planetas se eles tivessem no lugar da Lua?


Toda pessoa apaixonada pelo céu noturno tem o desejo de ver os planetas "bem de perto", e quanto maior o telescópio, maior será a realização de ver algo tão belo e grandioso quanto nossos vizinhos planetas do Sistema Solar. Mas e se nem sequer precisássemos de telescópios para vê-los com tanta clareza? E se os planetas tivessem tão perto da Terra quanto a Lua? Como seria olhar para o céu?

Um criador e animados de vídeos, que utiliza a tag de Nick em seu canal no YouTube chamado Yeti Dynamics, publicou um vídeo que nos mostra, através de montagens, como seria o céu se Vênus, Marte, Vênus, Saturno e Urano e Netuno tivessem exatamente na mesma distância da Lua. E se você está se questionando sobre Mercúrio, Nick justificou sua exclusão pelo fato do planeta mais próximo do Sol ser quase do tamanho do nosso satélite natural, portando seria quase imperceptível se comparado a nossa própria Lua no céu.


Como é explicado na descrição do vídeo, se essa simulação fosse real, a Terra se tornaria um satélite de Júpiter, Saturno e Urano, por serem muito maiores e mais massivos. Já com relação à Vênus e Marte, seriam criados sistemas binários, pois a Terra e os outros planetas de tamanho e massa equivalentes orbitariam um ponto que estaria fora dos dois corpos.


Através dessa simulação muito bem feita, podemos entender melhor a proporção dos planetas vizinhos, e a amplitude de todo o Sistema Solar. Afinal, se na distância da Lua eles ocupariam uma grande parte do nosso céu, imagina a distância necessária para que eles sejam vistos apenas como pequenos pontos brilhantes, que são facilmente confundíveis com estrelas.


Outro ponto a ser destacado é que, apesar de termos a visão magnífica dos planetas no céu, no caso dos gigantes Saturno, Júpiter, Urano e Netuno, perderíamos algo que já estamos acostumados: as estrelas. O brilho da nossa Lua já é suficiente para ofuscar grande parte das estrelas, imagine então a luz refletida nesses gigantes? As noites poderiam ser tão claras quanto um entardecer ou amanhecer... e a Via Láctea seria invisível aos olhos humanos.

No caso de Saturno, podemos ver que seu satélite Tétis passa entre a Terra e o gigante de anéis. Já Dione, outro satélite do planeta, estaria na mesma distância da Terra, ou seja, em rota de colisão com o nosso planeta. Apesar da visão surreal, ainda bem que é apenas uma simulação!

Fonte: Galeria do Meteorito

Nenhum comentário