Astronautas provam alface cultivada no espaço pela primeira vez


(Fonte: Olhar Digital) Nesta segunda-feira (10), os membros da Expedition 44 na Estação Espacial Internacional da NASA comeram pela primeira vez alface cultivada no espaço. As folhas foram plantadas no dia 8 de julho deste ano e cresceram ao longo de 33 dias na "Veggie", a estufa experimental em miniatura da Estação.

O cultivo dos vegetais faz parte do experimento conhecido como "Veg-01", que tem como objetivo aferir a viabilidade de alimentar astronautas com legumes e vegetais cultivados no espaço. As primeiras sementes do projeto foram plantadas em maio de 2014 e, após 33 dias, os legumes foram enviados para a Terra para garantir que estavam aptos para consumo humano.

A NASA pretende analisar também o impacto do consumo de "vegetais espaciais" sobre a saúde fisiológica e psicológica da tripulação. A agência acredita que alimentos frescos podem melhorar o humor dos astronautas, além de oferecer alguma proteção contra a radiação do espaço, graças aos oxidantes que eles contém.


O astronauta americano Scott Kelly e outros tripulantes no posto avançado em órbita provaram a alface por volta das 13h45 pelo Horário de Brasília. O evento foi transmitido pela televisão da NASA, que fez uma pequena pausa em sua cobertura de uma caminhada espacial russa para transmitir a colheita e as mordidas históricas.

Outro objetivo da plantação de vegetais em órbita, é a preparação para o programa "Journey to Mars" da NASA, que deve ocorrer na década de 2030. O projeto levará alguns astronautas até Marte, numa viagem que deve de durar mais de um ano.

Não seria viável enviar suprimentos para durar a viagem inteira. Por outro lado, também não seria possível enviar pacotes de suprimentos aos astronautas após a partida para o planeta vermelho. Nesse caso, cultivar comida no espaço seria uma solução ideal.

Nenhum comentário