A Lua está se afastando da Terra


(Fonte: Mistérios do Mundo) Todos os anos, a Lua se distancia alguns centímetros de nós, retardando o nosso dia. Por que a Lua está afastando-se de nós, e quanto tempo vai demorar para que ela se separe gravitacionalmente da Terra?

Há muito tempo, um objeto do tamanho de Marte, que passou a ser denominado como Theia, colidiu com a Terra. Os detritos que restaram da colisão, os quais se separaram da Terra, se agruparam gravitacionalmente até que formaram um único corpo celeste: a Lua.


Ambos, Terra e Lua, cresceram juntos. Contanto desde o início, essa relação já dura longos 4,5 bilhões de anos, com bons e maus momentos. Mas agora a Lua está se afastando cada vez mais do nosso planeta. Eles estavam muito mais perto quando eram mais jovens e o tempo parecia passar muito mais rápido. De fato, 620 milhões de anos atrás, um dia tinha apenas 21 horas de duração. Agora, conforme a Lua já se distanciou um bocado, um dia tem a duração de 24 horas! E os dias continuam se alongando. A Lua está a uma distância média de 384 400 km.

Se pensarmos de volta ao ponto em que o planeta era apenas uma criança, houve um momento em que o dia tinha apenas 2-3 horas de duração, e a Lua estava muito mais perto, mas, assim como as pessoas, pedaços enormes de pedra e materiais que voam através do espaço e do tempo também podem mudar suas relações.


Em 1969, durante as missões Apollo, os astronautas deixaram instrumentos refletores no solo lunar, e hoje a NASA os usa para medir o quanto o satélite natural está se distanciando da Terra, entre outras coisas. A resposta é entre 2-4 centímetros por ano. Parece pouco, mas quando aplicado a milhões e milhões de anos, faz uma diferença brutal. Nossos dias tem 1/500 segundos a mais a cada século. Em 500 milhões de anos, isso representaria 3 horas a mais a cada dia, totalizando em 27 horas diariamente!

A Terra e Lua se atraem gravitacionalmente, causando distorções em suas formas e criando uma protuberância. A Terra tem um bojo virado para a Lua, e a Lua tem uma protuberância mais significativa em direção à Terra. Esses bojos de marés sobre a Terra criam uma força gravitacional sobre a Lua. Como nosso planeta gira mais rápido, 1 vez a cada 24 horas, enquanto a lua tem uma rotação com duração de 28 dias, os bojos acabam acelerando o satélite, o fazendo se afastar.

Os corpos estão tão ligados que parece que vai levar uma eternidade para haver um fim. 50 bilhões de anos a partir de agora, e 45 bilhões de anos após o Sol se tornar uma gigante vermelha, expulsar sua energia e criar uma nebulosa. Nesse período, os dias teriam uma duração de 45 horas, e a lua estaria completamente livre da Terra. Vale lembrar que após a morte do Sol nosso sistema planetário não mais existirá, mas até isso nossa espécie tem muito pelo que descobrir, e quem sabe já teremos ido Além da Via Láctea.





Nenhum comentário