Cientistas encontram manchas d'água em cometa


De acordo com um novo estudo citado em uma publicação da revista 'Scientific American', resquícios de água foram encontrados na superfície de um cometa. O veículo espacial Rosetta, atualmente orbitando o cometa 67P/ Churyumov-Gerasimenko encontrou 120 pontos brilhantes e refletivos na superfície do cometa. Ainda que o conteúdo das manchas esteja sendo analisado, os cientistas afirmam que os pontos tendem a aparecer em áreas que são afetadas pelo Sol. Além disso, os pesquisadores disseram que não houveram mudanças severas nas manchas durante meses de observações.

De acordo com a mensurações do Rosetta, as manchas são dez vezes mais brilhantes que a superfície do cometa. Algumas vezes eles aparecem juntas, particularmente no final de penhascos. A explicação mais plausível para essas características, é, de fato, água congelada. A equipe de pesquisa especula que isso aconteceu pois a parede do penhasco recentemente erodiu ou entrou em colapso, revelando o material abaixo da superfície.

Em outras localizações, os cientistas perceberam manchas que se apresentam sozinhas, o que pode indicar que o material subiu para a superfície quando a movimentação do cometa era mais ativa. Essa material no entanto, não estava se movendo tão rápido a ponto de escapar da força gravitacional do cometa.

A busca por planetas, cometas ou outros corpos celestes com resquícios de água sempre atrai muita atenção da comunidade científica. A vida, como nós a conhecemos, é impossível sem a presença da água, e como os humanos modernos buscam cada vez mais explorar outros planetas em busca de novos seres, a descoberta da água é algo muito relevante.

Nenhum comentário