Mistério da matéria escura pode ter sido finalmente revelado


(Fonte: Galeria do Meteorito) Astrônomos podem finalmente ter detectado um sinal de matéria escura, o material misterioso que os cientistas acreditam que seja um dos principais constituintes do universo.



Debruçada sobre os dados coletados pela nave  Newton XMM da Agência Espacial Européia, uma equipe de pesquisadores avistou um ponto estranho em emissões de raios-X provenientes de dois corpos celestes diferentes: a galáxia Andrômeda e o aglomerado de galáxias Perseus.

O sinal não corresponde a nenhuma partícula conhecida ou átomo e, portanto, podem ter sido produzidos por matéria escura, disseram os pesquisadores. Segundo eles, a distribuição do sinal dentro da galáxia corresponde exatamente a o que se espera da matéria escura, intenso no centro dos objetos e mais fraco e difuso nas bordas. 

Foram observados os dados da nossa própria galáxia para depois se comparar aos demais dados obtidos, e as mesmas informações foram obtidas de ambas.

Os pesquisadores propuseram uma série de diferentes partículas exóticas como os constituintes da matéria escura, incluindo partículas de interação fraca (WIMPs), axions e neutrinos estéreis, primos hipotéticos de neutrinos comuns (partículas semelhantes aos elétrons, mas sem carga elétrica).

Acredita-se que o decaimento de neutrinos estéreis pode produzir raios-X, de modo que a equipe de pesquisa suspeita que estas podem ser as partículas de matéria escura responsáveis pelo sinal misterioso.

Se os estudos forem confirmados, eles podem dar início a uma nova era na astronomia, acreditam os cientistas.

Nenhum comentário