Físicos produzem luz capaz de mover objetos sólidos


(Fonte: Curto e Curioso) Recentemente foi revelado na Revista Nature um artigo que demonstra como conseguir mover esferas de vidro banhadas a ouro por cerca de 20 centímetros usando nada menos do que luz! O feito é bem parecido inclusive com o que estamos acostumados a ver nos filmes de ficção científica, onde um feixe de luz consegue mover objetos, efeito conhecido como raio trator.

A publicação foi feita por um grupo de físicos australianos, e essa não foi a primeira vez que esse tipo de experiência foi feita. Mas o que faz com que esse projeto seja surpreendente é o fato de que eles conseguiram mover objetos cerca de 20 centímetros, uma distância 100 vezes maior do que nos experimentos anteriores. Além de repelir os objetos, eles conseguiram também atraí-los com a luz. Os físicos estão estupefatos com os novos resultados! 


Os lasers ainda não foram liberados para uso, pois ainda estão em fase de pesquisa. Em breve, se todo o desenvolvimento e o trabalho dos estudiosos envolvidos der resultados satisfatórios, os feixes de luz poderão ser usados de diferentes formas, inclusive na astronomia. Segundo os cientistas, essa tecnologia pode futuramente ajudar a realizar tarefas complexas, como controlar a poluição atmosférica, movendo substâncias no ar e atraindo partículas no vácuo. E como se trata de luz seu alcance é extremo. Quem sabe no futuro poderá ser possível até desviar órbitas de corpos celeste. Tudo depende do trabalho destes físicos.

A notícia já está disponível em vários sites ao redor do mundo. Nenhum vídeo foi divulgado até o momento.

Nenhum comentário