Tubos de plasma gigantes flutuam sobre a Terra


(Fonte: Mistérios do Mundo) Astrônomos pela primeira vez capturaram evidências visuais da existência de estruturas de plasma tubulares nas camadas interiores da magnetosfera em torno da Terra. Boatos da existência de tais tubos existiam a 60 anos, segundo conta Cleo Loi, da Universidade de Sydney.

Loi é a principal autora desta pesquisa, feita como parte da sua tese de graduação premiada e publicada na revista Geophysical Research Letters. Ela afirma que a pesquisa é importante no sentido de colaborar com possíveis distorções de sinal de navegação por satélite indesejadas em sistemas civis e militares, por exemplo.

A região do espaço em torno da Terra ocupada pelo seu campo magnético, chamada magnetosfera, é preenchida com plasma criado pela atmosfera sendo ionizado pela luz solar.

A camada mais interna da magnetosfera é a ionosfera, e acima disso está a plasmasfera. Elas são incorporadas com uma variedade de estruturas de plasma de forma estranha, incluindo os tubos.

"Nós medimos sua composição estando a cerca de 600 km acima do solo, na ionosfera superior, e elas parecem estar continuando para cima na plasmasfera. Isso é onde a atmosfera neutra termina, e nós estamos fazendo a transição para o plasma do espaço exterior", disse Loi.

Usando a matriz Murchison Widefield, um radiotelescópio no Deserto da Austrália Ocidental, Loi descobriu que podia mapear grandes áreas do céu e explorar os recursos de fotos rápidas da matriz para criar um filme - capturando eficientemente os movimentos em tempo real do plasma.

Nenhum comentário