Confirmado! Sonda New Horizons se aproximou de Plutão


(Fonte: EBC Agência Brasil) A Agência Espacial Norte Americana (NASA) confirmou hoje (14)  a chegada da sonda New Horizons próxima a Plutão. A sonda que saiu da Terra no ano de 2006, ficou exatos 12.472 quilômetros (7.750 milhas) do planeta-anão. De acordo com a NASA, responsável pela missão, o fato inédito ocorreu as 8h49 (horário de Brasília).

A conquista foi muito comemorada por cientistas presentes na sede da Nasa, que informaram que apenas por volta das 22h será possível saber se a sonda resistiu ao sistema de Plutão. A chance de impacto da sonda com meteoritos e destroços, segundo a NASA, é de 1 em 10 mil. De acordo com cientistas, possibilidade é considerada alta!

A New Horizons tem como objetivo trazer informações sobre o planeta-anão e vai completar uma rota de 4,77 bilhões de quilômetros.

Desde quando a New Horizons saiu da Terra, foram apresentadas imagens que revelaram detalhes de Saturno e Netuno. Quando começou a se aproximar de Plutão, a sonda já fez imagens do planeta-anão. Em uma delas, foi revelada a cor avermelhada do planeta-anão. Em outra revelava Charon (a maior lua), orbitando sobre o planeta-anão, Há ainda a imagem que revela as duas faces do planeta.

Charon e Plutão. Imagem feita pela sonda New Horizons
 a poucos milhões de quilômetros do planeta-anão.


Além de ser a primeira missão a explorar Plutão, a NASA aponta que a New Horizons quebrou alguns recordes. É a primeira a chegar a um planeta gelado anão, a explorar o Cinturão de Kuiper (área onde fica Plutão), a primeira desde 1970 a explorar um planeta desconhecido e a nave mais rápida da história, alcançando os 21 quilômetros por segundo.

Mas a NASA não gastou cerca de US$ 720 milhões apenas para quebrar recordes. De acordo com pesquisadores da área, a chegada da New Horizons vai auxiliar nos estudos sobre como era a vida na Terra há bilhões de anos, tendo em vista que Plutão não teve significativas mudanças em sua composição desde a formação do Sistema Solar, devido à distância do planeta-anão ao Sol.

Nenhum comentário