Descoberto exoplaneta semelhante a Júpiter

 

Embora muitos exoplanetas semelhantes a Júpiter foram encontrados em uma variedade de distâncias de estrelas semelhantes ao Sol, o planeta recém-descoberto, chamado de HIP 11915b, tanto em termos de massa e distância da sua estrela hospedeira, e em termos de semelhança entre esta estrela e o Sol, é o análogo mais preciso já encontrado para os corpos celestes Sol e Júpiter.

A HIP 11915 não é só semelhante em massa ao Sol, mas também tem aproximadamente a mesma idade. Para fortalecer ainda mais as semelhanças, a composição da estrela é semelhante a da nossa estrela mãe.

A estrela está localizada na constelação de Cetus, que fica em torno de 200 anos-luz de distância. Seu brilho (magnitude) é muito fraco para ser observada a olho nu, sendo preciso um bom binóculo ou telescópio com uma boa ampliação para poder enxergar.


Dr. Jorge Melendez da Universidade de São Paulo, o qual é um co-autor da pesquisa diz que "a busca de uma 'Terra 2.0', e para um 'Sistema Solar 2.0', é um dos empreendimentos mais emocionantes na astronomia.", completando com "Estamos entusiasmados em fazer parte desta pesquisa de ponta, possível graças as facilidades observacionais fornecidas pela ESO".

Nenhum comentário