Jato americano pode alcançar 5 vezes a velocidade do som

Com certeza esse é um grande progresso da aeronáutica, e quem sabe respingará seus ares de futurismo sobre a astronáutica e às viagens espaciais em um futuro próximo.


(Fonte: Climatologia Geográfica) De acordo com publicações da imprensa local, a Força Militar dos Estados Unidos está desenvolvimento um jato hipersônico que pode voar até 5 vezes mais rápido que a velocidade do som, e mais rápido que uma bala, que geralmente atinge duas vezes a velocidade do som. O novo veículo hipersônico, planejado para 2023, está sendo construído com base em um teste de 2013 em um veículo experimental, o X-51A Waverider. 

O programa X-51A começou em 2004, e teve custo total de 300 milhões de dólares, ou aproximadamente 944,7 milhões de reais. O teste final do programa ocorreu em maio de 2013, quando o Waverider, comandado de forma remota, atingiu uma velocidade cinco vezes maior do que a do som em apenas 6 minutos, antes de ser atirado intencionalmente contra o Oceano Pacífico. Na época, oficiais da aeronáutica americana disseram que aquele havia sido voo mais longo de um veículo hipersônico do seu tipo.

Agora, a Força Aérea Americana e a Agência de Projetos e Pesquisas Avançadas em Defesa (DARPA) trabalham em cima de materiais que podem funcionar bem em velocidades hipersônicos e sistemas de controle que sejam inteligentes o suficiente para apontar a nave na direção correta de forma muito rápida.

 A DARPA está trabalhando em vários projetos para estudar as capacidades de um voo supersônico. Alguns anos atrás, a agência conduziu um teste de voo hipersônico com um HTV-2; em 2011, o protótipo atingiu a incrível velocidade de Mach 20 antes de perder o controle. A Força Aérea diz também estar trabalhando em armamentos hipersônicos, que podem ser disparadas em velocidades muito altas pelas aeronaves.

Nenhum comentário