Telescópio Espacial Kepler descobre planeta Terra 2.0


(Artigo traduzido diretamente do site I Fucking Love Science) Lembre-se do nome Kepler 452b. Porque em nossa busca por descobrir se estamos sós neste vasto e fascinante universo, um único planeta abrigando vida em meio a incontáveis mundos hostis e desabitados, nós finalmente temos um potencial candidato para a "Terra 2.0".

Pela primeira vez, cientistas encontraram o que parece ser um planeta rochoso orbitando uma estrela semelhante ao Sol quase na mesma distância que a Terra orbita nosso Sol. Embora outros planetas potencialmente habitáveis tenham sido encontrados antes, esse é o primeiro que poderia, plausivelmente, ser uma outra Terra. Pois é, isso é real, pessoal.


Kepler 452b, encontrado pelo Telescópio Espacial Kepler, da NASA, está localizado a 1400 anos-luz da Terra. Ela orbita uma estrela que é 4% mais massiva e 10% mais brilhante que o nosso Sol. O planeta em si tem 1,6 vezes o tamanho da Terra - fazendo dele uma "Super-Terra" - mas os cientistas estão razoavelmente certos de que esse é um planeta rochoso, devido ao seu tamanho e ao tipo de estrela que ele orbita.

Sua órbita, de 384,84 dias terrestres e 5% mais distante do que nosso planeta é do Sol, o coloca justamente na zona habitável da sua estrela, onde não é nem muito quente nem muito frio para se formar água líquida: a mesma região que a Terra está em relação ao Sol. Esse não é o primeiro planeta com tamanho semelhante à Terra encontrado na zona habitável; no último ano, fomos surpreendidos com a descoberta do Kepler 186f, mais similar com a Terra em tamanho. Mas tal planeta orbita uma estrela anã vermelha, menor e mais fria do que o Sol. Kepler 452b, orbita praticamente um clone do Sol.



Mesmo que a massa do planeta não possa ser diretamente determinada ainda, os cientistas acham que ela possa ser cinco vezes maior que a da Terra. Um planeta rochoso com esse tamanho e massa provavelmente ainda tem atividade vulcânica em sua superfície.

Contudo, devemos notar que a estrela que Kepler 452b orbita é 1,5 bilhões de anos mais velha que o Sol. Por um lado, essa maior quantidade de energia de tal estrela significa que qualquer oceano em sua superfície está sendo evaporado, produzindo um efeito estufa e diminuindo suas chances de ser habitável. Mas, por sua vez, esse planeta nos oferece uma chance de ver como a Terra será no futuro.


Kepler 452b foi encontrado em um novo catálogo de 500 candidatos a exoplanetas de dados de 4 anos do Telescópio Kepler. 12 desses planetas é menor do que 2 vezes o diâmetro da Terra e orbitam na zona habitável de suas estrelas, mas Kepler 452b é o primeiro planeta confirmado. Por conseguinte, ele poderá ser apenas mais uma das muitas Terras 2.0 que estão à beira de serem anunciadas.


Embora Kepler 452b preencha todos os requisitos para ser um irmão gêmeo da Terra, um deles não não se encaixa - seu tamanho que é 60% maior que o da Terra. Então, enquanto nós podermos chamar Kepler 452b de Terra 2.0, a caça por planetas semelhantes a Terra vai continuar.

Na verdade, encontrar vida nesses planetas é mais complicado. Ainda que futuros telescópios como o Telescópio Espacial James Webb (JWST) serão projetados para estudar a atmosfera dos exoplanetas e procurar por sinais de habitabilidade, o alcance para fazer isso será de apenas dezenas de anos-luz da Terra. Kepler 452b está localizado a 1400 anos-luz da Terra, o que é muito longe para ser estudado com maiores detalhes. 

Mas uma coisa é certa - as chances de nós estarmos sós no universo está ficando cada vez menor. Seja Kepler 452b ou Kepler 186f ou outro planeta ainda não descoberto qualquer, deve haver um mundo com vida esperando por nós.

Nenhum comentário