Sistema intrincado de planeta orbitando quatro estrelas é encontrado


(Fonte: Galeria do Meteorito) Os astrônomos conseguiram detectar um sistema de quatro estrelas chamado de 30 Ari, elevando o número de sistemas planetários com quatro sóis. Planetas com duas ou três estrelas são detectados com uma certa regularidade, mas esse achado faz com que a quantidade possível de estrelas em um determinado sistema seja ainda mais numerosa.

O sistema 30 Ari encontra-se a 136 anos-luz do Sol, na constelação de Áries. Astrônomos descobriram uma planeta gigante no sistema em 2009, que tem cerca de 10 vezes a massa de Júpiter, e orbita sua estrela primária a cada 335 dias. Um segundo par de estrelas fica a cerca de 1670 U.A (unidades astronômicas, onde 1 U.A equivale a distância média da Terra ao Sol).

Um dos principais autores do estudo, Lewis Roberts, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, e seus colegas usaram o novo sistema de óptica adaptativa chamado "Robo-AO", no Observatório Palomar, na Califórnia. Dentre várias investigações, eles puderam detectar outras estrelas muito próximas a estrela primária de 30 Ari. Ao observarem mais detalhadamente, perceberam do que se tratava.


A estrela recém descoberta orbita sua companheira uma vez a cada 80 anos, a uma distância de 22 U.A, porém, apesar da tamanha proximidade, a órbita do exoplaneta não está sendo afetada significativamente. Isso é algo surpreendente, que vai exigir mais observações para que seja compreendido, disseram os pesquisadores.

Para um observador hipotético na superfície desse exoplaneta, seria possível ver um sol pequeno no céu, mais duas estrelas muito brilhantes, visíveis mesmo durante o dia, e com um par de binóculos apontados para uma dessas estrelas super brilhantes, esse observador veria que trata-se de uma sistema binário de estrelas.

Este é o segundo exoplaneta identificado em um sistema de quatro estrelas. O primeiro mundo com quatro sóis, PH1b ou Kepler 64b, foi descoberto em 2012, por Kian Jek e Robert Gagliano, dois astrônomos amadores, que utilizam dados do Telescópio Espacial Kepler, em um projeto chamado Planet Hunter (Caçadores de Planetas), onde qualquer amante da astronomia pode se cadastrar na internet, e ajudar a encontrar novos exoplanetas.

Planetas com vários sóis estão se tornando cada vez mais comuns de seres encontrados. O novo estudo sugere que "cerca de 4% das estrelas do tipo do Sol pertencem a sistema quádruplos, ou seja, acima das estimativas anteriores, afinal, as técnicas de observações estão melhorando constantemente", comentou  Andrei Tokovinin, do Observatório de Cerro Tololo, no Chile.

Nenhum comentário